Plano de saúde: exames para detecção do vírus zyka
acidente de carro o que fazer
Como agir após um acidente de trânsito?
18 de julho de 2016
roubo de celular
Veja como se proteger do roubo de celular
25 de outubro de 2016
Mostre tudo

Plano de saúde: exames para detecção do vírus zyka

zyca virus

Com a revisão pela ANS do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, e por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) três exames para detecção de vírus zika passam a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir 06/07/2016.

Os exames estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são o PCR (Polymerase Chain Reaction), indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika, devido à sua associação com o risco de microcefalia nas crianças, quando o cérebro delas não se desenvolve de maneira adequada.

EXAMES APROVADOS E SUAS RECOMENDAÇÕES:

PCR:

Recomendado para gestantes sintomáticas (somente até cinco dias após o surgimento dos primeiros sinais da doença).

IgM:

Recomendado para gestantes com ou sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação (pré-natal) com repetição desse procedimento ao final do 2º trimestre da gravidez; e para bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus Zika, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo vírus.

IgG:

Recomendado somente para infeção pelo vírus Zika para gestantes ou recém-nascidos que realizaram pesquisa de anticorpos IgM cujo resultado foi positivo

A determinação para a incorporação extraordinária dos testes foi estabelecida pela Resolução Normativa nº 407, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), no dia 06 de junho deste ano. A partir da data de publicação da resolução, as operadoras de planos de saúde tiveram 30 dias para se adequar à nova regra.

Qualquer dúvida entre em contato e saiba mais: [email protected] ou ligue: (12) 2128-0800 ou 3937-6600

Orlando Seguros
Orlando Seguros
A Orlando Seguros atua no mercado desde 1989, sempre prezando pela ética e pelo bom atendimento. Para sustentar e ampliar a qualidade na prestação de serviços, investimos constantemente no aperfeiçoamento dos produtos e treinamento de nossos profissionais, e, recentemente, em uma nova unidade na cidade de São José dos Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.