FAQ - Consórcios - Orlando Seguros

Consórcios

FAQ - Consórcios

1O que é consórcio?
Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para aquisição de bens por meio de contribuições mensais dentro de um período preestabelecido.
2Quem regulamenta e fiscaliza o sistema?
O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Mais informações pelo site www.bacen.gov.br.
3Posso adquirir mais de uma carta de crédito?
Sim, o consórcio lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia. No entanto, se for para aquisição de um único bem, as cotas devem ser do mesmo grupo.
4Posso adquirir um crédito com valor superior a R$ 500 mil?
Sim, para isso você pode fazer junção de cotas num mesmo grupo.
5A Porto Seguro oferece alguma garantia aos seus consorciados se ocorrer um imprevisto?
Sim, seguro de vida com cobertura por morte natural ou acidental e invalidez permanente e total por acidente. Por se tratar de seguro prestamista, ocorrendo sinistro o saldo devedor será quitado de acordo com o percentual de participação da cota. O seguro é exclusivo para pessoa física, mediante análise prévia da administradora.
6Posso antecipar os pagamentos?
Sim, o consorciado poderá antecipar o pagamento do saldo devedor na ordem inversa, a contar da última. A antecipação de pagamentos não dará direito à contemplação da cota.
7Como posso obter os resultados das assembleias?
Com a presença do consorciado no momento da assembleia, em nosso site, nos extratos mensais recebidos pelo correio, pelo Disque Cota (atendimento eletrônico) e na Central de Relacionamento - (11) 3366-3006 (Grande São Paulo) ou 0800-721-3006 (demais regiões).
8O que é carta de crédito?
Carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para aquisição do bem.
9Posso adquirir um bem de menor valor que minha carta de crédito?
Sim, o consorciado contemplado destinará a diferença do crédito para pagar parcelas vincendas (a vencer) na ordem inversa, a contar da última, ou se tiver quitado seu saldo devedor, ela lhe será restituída.
10Como ofertar lance?
1) Pessoalmente, no dia da assembleia, das 8h15 às 10h;
2) Via internet - até as 10h do dia das respectivas assembleias, utilizando a senha de acesso;
3) Via Fone-Cota - atendimento eletrônico pelos telefones (11) 3366-3006 (Grande São Paulo) e 0800-721-3006 (demais regiões).
11Como posso utilizar minha carta de crédito?
Consórcio de Automóvel - poderá adquirir automóveis, utilitários, caminhões e outros veículos automotores, novos e usados (até 3 anos de uso a contar da data da fabricação). Consórcio de Imóvel - poderá adquirir imóvel residencial, comercial ou de veraneio novos ou usados, terreno ou ainda construir ou reformar.
12Em que local?
O bem poderá ser adquirido em todo território nacional.
13Qual o índice de correção das parcelas? Com que periodicidade ocorrem os reajustes?
Imóveis - corrigido pelo Índice Nacional dos Custos da Construção (INCC) no 14º mês, a contar da data da constituição do grupo. As demais correções serão a cada 12 meses. Automóveis - corrigido de acordo com a tabela do fabricante ou a tabela Fipe.
14Como recebo as informações sobre meu plano de consórcio?
O consorciado recebe uma senha exclusiva para acesso das informações via internet, do Disque-Cota (atendimento eletrônico) e da Central de Relacionamento, pelos telefones (11) 3366-3006 (Grande São Paulo), 0800-721-3006 (demais regiões) e 0800-727-8736 (atendimento exclusivo para surdos) ou nos extratos mensais.
15Como é realizado o sorteio?
O 1º sorteio é realizado na 1ª assembleia de constituição do grupo. A partir da 2ª assembleia, a contemplação por sorteio ocorre mensalmente através da 1ª extração da Loteria Federal de cada mês.
16Quando é disponibilizada a carta de crédito?
Para compra do bem, após aprovação da garantia e da documentação prevista no regulamento.
17Onde serão realizadas as assembléias?
As assembléias serão realizadas na sede da Porto Seguro Consórcio (Al. Barão de Piracicaba, 740 - 3ºandar - São Paulo/SP ), de acordo com o calendário anual, que o consorciado recebe pelo correio.
18Qual o critério para apuração do lance vencedor?
No ato da assembleia será apurado o lance vencedor, seguindo os seguintes critérios:
No lance livre: Será vencedor o maior percentual ofertado;
No lance fixo: O lance fixo é válido para os grupos de imóvel I91, I93 e do I95 em diante. Nestes grupos todos os lances ofertados em 40% será considerado lance fixo e dentre estes será sorteada uma cota que será contemplada.
19Como será contabilizado o meu lance no plano de consórcio?
Os recursos provenientes de lance vencedor serão considerados como antecipação de parcela na ordem inversa, a contar da última, reduzindo o prazo de pagamento, ou será diluído.* * Proporcionalmente nas parcelas vincendas, reduzindo o valor das parcelas até o limite de 50% do fundo comum. * Condição válida para alguns grupos, conforme o respectivo contrato.
20O que é lance diluído?
Redução no valor da parcela mensal, até o limite de 50% do fundo comum, que mantém o prazo de pagamento. Essa condição é válida para alguns grupos de imóveis e de automóveis, conforme respectivo contrato.
21Como será a contemplação?
Mensalmente, por meio de sorteio e de lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo.
22Quais os procedimentos após a contemplação?
Após a contemplação o consorciado receberá o "Manual de Orientações ao Contemplado" com orientação para a análise de crédito (1ª fase) e análise da garantia (2ª fase).
23Após a contemplação, tenho prazo definido para a aquisição do bem?
Sim, o consorciado poderá adquirir o bem até o encerramento do grupo.
24Após a contemplação, o crédito será corrigido?
Sim, por meio de rendimento de fundos lastreados em Títulos Públicos, conforme determinação do Banco Central.

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